Id na Psicanálise
O Id é responsável pelos instintos, impulsos orgânicos, e os desejos inconscientes. O id não tem contato com a realidade, pode se satisfazer na fantasia mesmo que não realize uma ação concreta referente aquele desejo.
Os impulsos do id podem trazer á tona necessidades básicas do indivíduo e que foram reprimidas, por exemplo, o instinto sexual infantil, e que muitas vezes nem tem consciência deles de tão reprimidos que se encontram. No id é armazenado tudo o que o indivíduo reprime todas as suas necessidades que não foram satisfeitas. O id é chamado o “princípio do prazer.”
Existem muitas formas de exteriorização dos instintos inconscientes, o mais comum é chamado de ato falho, que pode revelar os sonhos e os segredos mais íntimos do ser humano. Outro meio de tornar consciente o desejo é através dos sonhos onde é revelado o que o indivíduo deseja, mas que seria discriminado pela sociedade. O instinto sexual é o mais reprimido, uma vez que a religião e a moral da sociedade falam mais alto.
Desejos inconscientes - a gente não tem tempo de ser consciente, quem dera seu oposto! Somos desejos materialistas imediatistas do sistema e, consequentemente, da sociedade. 
Desejo inconsciente... ele às vezes se mostra em sonho ou pensamento rápido. 
Eu tenho pesadelos. Poucos, mas tenho.